Itabira Sustentável

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Itabira Sustentável em ação

O planejamento para o desenvolvimento sustentável de Itabira foi construído por meio da parceria público-privada-social entre a Prefeitura Municipal de Itabira e a Mineradora Vale, que uniram forças, cientes do ciclo de vida da mineração em nossa cidade e da proximidade da exaustão da mina.

Buscamos soluções criativas e inovadoras para enfrentar os desafios que surgem diante de nós.

Conheça os passos do planejamento:

TEORIA DA MUDANÇA:

Construindo caminhos para transformações sustentáveis

Com a visão de uma Itabira sustentável pós-mineração, abraçamos a teoria da mudança como guia para evolução do planejamento, visando alcançar os impactos esperados para os cidadãos itabiranos no longo prazo.

Compreendemos que a transformação positiva requer um processo contínuo de adaptação e ação, guiados por uma visão compartilhada de um futuro próspero e sustentável para nossa cidade.

TRANSFORMANDO ITABIRA:

Uma cidade vibrante, diversificada e inclusiva

Nossa missão é clara: tornar nossa cidade mais policêntrica, dinâmica e com uma qualidade de vida excepcional para todos.

Como? Através da diversificação econômica e implementação de políticas públicas setoriais e urbanas inovadoras. Imagine uma Itabira onde a economia floresce em diferentes setores, onde a criatividade e a inovação são valorizadas, gerando empregos e impulsionando o crescimento. Queremos uma cidade que seja um verdadeiro centro de possibilidades, onde cada bairro e região tenha sua própria identidade e atraia investimentos.

Mas não paramos por aí! A inclusão é um pilar fundamental para nós. Queremos construir uma comunidade diversa e acolhedora, onde todos possam contribuir e prosperar juntos. E, é claro, vamos investir em infraestrutura, espaços verdes, cultura, educação e em tudo que faz a vida valer a pena.

Sejam bem-vindos à nova Itabira, onde a transição é o caminho para uma cidade melhor e mais promissora. Acompanhe esse processo de transformação e fique por dentro das mudanças que ocorrerão em nossa cidade.