Itabira Sustentável

ITABIRA SUSTENTÁVEL: Plano reúne projetos que preparam o município para o futuro pós-mineração.

Plano construído com auxílio de consultoria internacional será oficialmente apresentado na próxima semana, em dois momentos: assinatura de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Itabira e a Vale e uma reunião pública envolvendo a comunidade. 

A Prefeitura de Itabira apresenta, na próxima semana, o Plano Itabira Sustentável, uma plataforma que reúne 61 projetos que vão preparar o município para o futuro pós-mineração. Construído desde o primeiro ano da atual gestão, com auxílio direto de uma consultoria internacional, o plano perpassa a vigência desta administração e estabelece programas de curto, médio e longo prazos, em áreas estratégicas para a estruturação e desenvolvimento social e econômico da cidade.

Dois momentos importantes vão abordar o plano no dia 30 de novembro (quinta-feira). O primeiro às 15h, no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), quando a Prefeitura de Itabira e a Vale assinam o Acordo de Cooperação Técnica , para elaboração, implementação e formação da estrutura de governança do Itabira Sustentável. O segundo, às 18h30, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com a realização de uma reunião pública para apresentação dos projetos à comunidade.

Construção coletiva

O Itabira Sustentável é fruto de um diálogo entre a Prefeitura de Itabira e a Vale, que custeou a empresa de consultoria Arcadis, especialista em projetos de desenvolvimento sustentável em diversas cidades espalhadas pelo mundo. Os trabalhos tiveram início já em 2021, com encontros, definição de metodologia, escuta de setores estratégicos, seleção dos projetos e todo o detalhamento necessário para tornar as metas exequíveis.

O plano avançou nos anos seguintes, com discussões em grupos temáticos, formados por representantes da Prefeitura, da Vale e de entidades da sociedade civil. O resultado pode ser conferido no site sustentavel.itabira.mg.gov.br, produzido para que toda comunidade entenda e acompanhe cada um dos projetos.

“O Itabira Sustentável nasce a partir da urgência pelo fim da mineração, mas foi construído com todo cuidado necessário. Estamos falando de um plano que vai preparar a cidade para o seu momento mais decisivo. Por isso procuramos a Vale, propusemos essa construção em parceria e tivemos a aceitação por parte da empresa. Temos a exata noção de que estamos propondo um planejamento histórico, não só pela própria necessidade, mas por sua amplitude e sua capacidade de transformação. É um movimento muito firme em direção de uma nova Itabira”, afirma o prefeito Marco Antônio Lage.

“O Itabira Sustentável representa um olhar cuidadoso da gestão pública para o um futuro socioeconômico sustentável do município, com protagonismo dos itabiranos. A Vale, como uma das principais interessadas em deixar um legado sustentável para Itabira, é uma das entidades que compõe o comitê tripartite, que tem como objetivo fundamental a abertura para a participação social e o empoderamento do município. A companhia, desde 2021, tem feito investimentos consistentes no âmbito do programa, como a ampliação da Unifei e apoio à instalação da faculdade de Medicina, na Funcesi, além do financiamento de projetos culturais, dentre outros”, reforça Marcelo Klein, diretor de gestão de territórios da Vale.

Metodologia

Alguns projetos do Itabira Sustentável já estão em andamento. É o caso das fábricas sociais para produção de uniformes, fraldas e absorventes; construção dos novos prédios da Unifei Itabira; projetos para requalificação do Centro Histórico e de construção do novo Distrito Industrial; as tratativas para duplicação de rodovias; e a Faculdade de Medicina da Funcesi, viabilizada a partir de investimentos da Vale no âmbito do programa.

Todos os 61 projetos estão divididos em 15 eixos estratégicos, estruturados a partir das potencialidades de Itabira para o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social. Todo o andamento do programa será acompanhado por um Comitê Gestor, com membros da Prefeitura, da Vale, da sociedade civil, faculdades e empresas da cidade. Esse acompanhamento é fundamental para garantir a perenidade do plano, independente de quem esteja na gestão municipal, como explica o secretário executivo do Itabira Sustentável, engenheiro José Maciel Paiva.

“A criação do Comitê Gestor Tripartite, nessa etapa do Plano Itabira Sustentável, é um passo importante na incorporação de diversos setores da sociedade civil de Itabira. Desta forma, assegura-se a representatividade de áreas distintas, possibilitando maior engajamento de diversas áreas no planejamento e execução dos projetos que virão tornar Itabira uma cidade sustentável e melhor para se viver”, diz.

Assinatura do Termo de Cooperação Itabira – Vale

Data: 30/11/2023

Horário: 15h

Local: Auditório da Funcesi

Reunião Pública

Data: 30/11/2023

Horário: 18h30

Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade