Itabira Sustentável

selo

PROGRAMA DE CONEXÃO INTERDISTRITAL E INTERMUNICIPAL

OBJETIVO

O objetivo do Programa de Conexão Interdistrital e Intermunicipal é melhorar as condições de deslocamentos entre a cidade sede de Itabira e distritos, municípios vizinhos e a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para tanto, prevê-se a ampliação da infraestrutura, e a melhoria de serviços de transporte rodoviário, de cargas e de passageiros, de forma a atender tanto às demandas da população local quanto às novas atividades econômicas.

Diretrizes estratégicas

• Diretriz 1 – Melhoria da oferta de linhas e frequências do transporte público interdistrital e do transporte remunerado de passageiros.
  • Diretriz 2 – Qualificação das vias e rodovias municipais com alargamento viário, pavimentação, sinalização de segurança, incluindo travessias seguras de pedestres e espaços dedicados ao deslocamento do pedestre e do ciclista nos bordos das pistas.
  • Diretriz 3 – Fomento aos deslocamentos entre a Sede e a Centralidade Ecoturística de Ipoema, Senhora do Carmo e Serra dos Alves, com melhoria da infraestrutura e oferta de opções de transporte coletivo e de transporte turístico.
  • Diretriz. 4 – Qualificação das rodovias, com alargamento viário, pavimentação, sinalização de segurança, condições seguras de acesso às novas centralidades.
  • Diretriz 5 – Gestão da demanda de carga, proporcionando condições adequadas de circulação nos eixos rodoviários, e evitando o tráfego de passagem em vias urbanas.
  • Diretriz 6 – Promoção do transporte intermunicipal de passageiros, integrado ao transporte municipal e aos principais pontos de destino (Centralidade Urbana Tradicional o Histórico, Unifei e Centralidades Urbanas Multifuncionais Distrito Industrial), atendendo a diversos públicos.
  • Diretriz 7 – Promoção da segurança no trânsito visando à eliminação das fatalidades.

Impactos esperados

• Consolidação das centralidades e subcentralidades configuradas pela diversificação econômica;
  • Provisão de transporte de qualidade para a população residente nos núcleos urbanos distantes da sede;
  • Aumento da circulação de pessoas e bens entre Itabira, os municípios vizinhos e os municípios da RMBH;
  • Segurança nos deslocamentos realizados nas rodovias;
  • Diminuição do tempo de viagem no acesso à cidade de Itabira-MG
  • Intercâmbio turístico e econômico entre a sede e as subcentralidades;
  • Integração entre mobilidade e meio ambiente.

Principais indicadores

• Aumento da quantidade de linhas e horários de ônibus interdistritais e intermunicipais;
  • Aumento do uso do terminal rodoviário e da quantidade de passageiros transportados
  • Redução dos níveis de congestionamento nas rodovias de acesso à Itabira;
  • Redução das fatalidades no trânsito nas rodovias de acesso à Itabira;
  • Redução generalizada do tempo de deslocamento para o acesso a Itabira, seja de veículo próprio ou ônibus
  • rodoviário e transporte público coletivo;
  • Redução na circulação de cargas pesadas no sistema viário urbano;
  • Aumento do interesse pelo ecoturismo no município;
  • Dinamização econômica e aumento da oferta de serviços visando ecoturismo no município

Módulos de trabalho

• Módulo 1: Melhorias de infraestruturas rodoviárias e de transporte regional de passageiros
  • Módulo 2: Regulamentação de serviços de transporte
  • Módulo 3: Gestão de cargas rodoviárias

Projetos priorizados para implementação no curto prazo

• Projeto 1: Duplicação e qualificação da MG-434 e MG-129 Consiste na elaboração e implantação de projetos de geometria viária e sinalização para a duplicação da MG-434 e MG- 129, e da interligação entre Itabira e BR-381 via Nova Era, considerando o fluxo de veículos leves, veículos de cargas, bem como travessias de pedestres e circulação de ciclistas.
  • Projeto 2: Mudar a localização do terminal rodoviário de Itabira-MG Consiste no atendimento ao disposto no Plano Diretor, de retirada do terminal rodoviário do centro da cidade e relocação para o entorno, considerando a expansão urbana e industrial do município.
  • Projeto 3: Estradas-Parque entre a sede e a Centralidade Ecoturística de Ipoema, Senhora do Carmo e Serra dos Alves Consiste na implantação de estradas-parque entre a sede e a Centralidade Ecoturística de Ipoema, Senhora do Carmo e Serra dos Alves para os deslocamentos de residentes e de turistas, visando o ecoturismo.