Itabira Sustentável

Devolutiva  da Consulta Pública do Itabira Sustentável:

Um olhar abrangente sobre a participação, dados e perspectivas 

A população de Itabira participou ativamente da consulta pública sobre o projeto “Itabira Sustentável”, manifestando suas opiniões e contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para a cidade pós-mineração. Com um total de 1013 respostas registradas, a participação demonstrou o engajamento da comunidade em moldar o destino de Itabira.

Os dados obtidos fornecem informações cruciais sobre a percepção da comunidade em relação às propostas dos programas.

Contribuições Notáveis

Na consulta pública surge uma perspectiva abrangente sobre como a comunidade enxerga o futuro da cidade após a era mineradora e refletem a voz coletiva da comunidade, estabelecendo as bases para estratégias futuras de desenvolvimento sustentável.

Essa avaliação minuciosa foi conduzida durante a consulta pública, desdobrando-se em três questões de grande relevância:

Acompanhe os resultados coletados para cada um dos planos:

1) Plano de Diversificação Econômica

  • A avaliação indica que 77% das respostas coletadas consideram que este plano “contribui muito” para o desenvolvimento da cidade.
  • Dos seis projetos selecionados para impulsionar o futuro sustentável de Itabira, a Faculdade de Medicina Funcesi e a Fábrica de Aproveitamento de Rejeitos de Mineração foram considerados os mais relevantes para implementação a curto prazo.

Depoimentos de Destaque:

“Se não criarmos opções de empregos para nossos conterrâneos, Itabira será uma cidade de aposentados; teremos uma evasão muito grande dos nossos jovens. Por isso, a importância desses planos.”

“Os poderes públicos e privados também deveriam investir e trazer o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG para Itabira e, desta forma, fortalecer a cidade como polo educacional, juntamente com a UNIFUNCESI e a Universidade Federal de Itajubá.”

2) Projeto Estruturante para Novo Condomínio Industrial

  • 67% das respostas coletadas afirmam que este plano “contribui muito”.
  • O projeto de Implantação do novo Condomínio Industrial de Itabira foi escolhido como o mais relevante para o futuro sustentável da cidade, recebendo 38 votos.

Depoimentos de Destaque:

“Incentivar empresas de grande porte a virem para nossa cidade, já que estamos bem localizados quanto a rodovias e linha férrea.”

“A reestruturação do atual Distrito Industrial e a criação de um novo Condomínio Industrial contribuirá muito para a diversificação econômica de Itabira e região, atraindo novas empresas/indústrias e gerando emprego e renda para o município.”

3) Programa Municipal de Inclusão Produtiva

Este Programa recebeu uma quantidade expressiva de respostas, indicando um forte engajamento da comunidade.

  • 86% dos participantes acreditam que este plano “contribui muito” para o desenvolvimento da cidade.
  • A Fábrica Social de Fraldas e Absorventes para Inclusão Feminina foi escolhida como o projeto de maior relevância para implementação a curto prazo, obtendo 178 votos.

Depoimentos de Destaque:

“Excelentes projetos! Todos esses projetos contribuirão muito para proporcionar mais estrutura, humanização e dignidade para os cidadãos.”

“A Fábrica Social de Fraldas e Absorventes desempenha um papel crucial ao fornecer produtos essenciais, contribuindo para a higiene, saúde e bem-estar da população, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade. Além disso, essas iniciativas muitas vezes têm impacto socioeconômico ao criar empregos e promover inclusão social.”

4) Plano Municipal de Agropecuária Sustentável

O objetivo do Plano é analisar as potenciais cadeias produtivas da agricultura familiar para a priorização no território, adequadas às condições socioambientais que permitam, por exemplo, potencializar a produção leiteira, incrementar a produção lenhosa, a apicultura/meliponicultura e a produção de plantas ornamentais.

  • Na pesquisa realizada, 70% dos participantes avaliaram que o plano “contribui muito” para Itabira.
  • O Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira foi selecionado como o projeto de maior relevância para implementação a curto prazo.

Depoimentos de Destaque:

“Garantir uma melhor qualidade de vida aos agricultores, melhorar as condições de trabalho, facilitar o trabalho através de maquinários e reestruturar as nascentes.”

“Investimento na agricultura familiar.”

5) Programa Municipal de Turismo

  • Um total significativo de 115 respostas foi obtido, com 78% delas avaliando o plano como “contribui muito”.
  • Na seleção dos projetos prioritários para implementação a curto prazo, destacam-se o Museu Geológico de Itabira e a nova entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Depoimentos de Destaque:

“É essencial esse enfoque na Serra dos Alves, que tende a receber cada vez mais turistas, além da significativa expansão urbana pela qual a localidade passa. Precisa de apoio em termos de saneamento, principalmente coleta e tratamento de esgoto, para não contaminar as águas do Rio Tanque, que futuramente irão abastecer a cidade de Itabira.”

“Preparar as comunidades quilombolas para o turismo, incluí-las no roteiro Itabira.”

6) Programa de Conexão Interdistrital e Intermunicipal

O Programa tem como objetivo melhorar as condições de deslocamento entre a cidade-sede de Itabira, seus distritos, municípios vizinhos e a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

  • Os participantes da Consulta Pública destacaram a duplicação e qualificação da MG-434 e MG-129 como prioritárias para implementação a curto prazo.
  • 77% dos participantes indicaram o programa como um plano que “contribui muito”.

Depoimentos de Destaque:

“De todos os projetos descritos, este é o mais importante. A execução desse projeto vai contribuir indiretamente para todos os demais, facilitando o turismo e o desenvolvimento econômico do município.”

“Já perdemos diversos investimentos por não ter um acesso compatível em nosso município. A duplicação das estradas de acesso é fundamental para o desenvolvimento e geração de empregos em Itabira.”

7) Programa de Modernização da Legislação Urbana

Os três projetos a serem implementados neste Plano são:

  • O projeto para revisão do Plano Diretor recebeu a maior indicação para implantação a curto prazo.
  • 71% dos participantes da Consulta Pública neste plano o indicaram como um projeto que “contribui muito” para o desenvolvimento sustentável de Itabira.

Depoimento de Destaque:

“Se temos um plano, é preciso melhorar o que já temos. É necessário dar continuidade ao que deu certo. Antes de fazer qualquer mudança, é fundamental seguir três passos: Primeiro, conhecer o que se quer mudar. Segundo, eliminar o que não deu certo. Terceiro, planejar a mudança.”

8) Programa Itabira Verde Azul

O objetivo do programa é melhorar as condições ambientais de Itabira, preservando e valorizando os ciclos ecossistêmicos e as funções naturais. Isso será feito por meio do estabelecimento de um sistema de áreas verdes no espaço urbano, visando à melhoria da qualidade do ar e à proteção dos mananciais de abastecimento, utilizando Soluções Baseadas na Natureza (SbN) em espaços públicos e privados.

  • 76% das respostas indicaram a grande importância do plano para a cidade.
  • O projeto de Recuperação de Áreas para Proteção de Mananciais e Nascentes obteve destaque entre os quatro projetos selecionados para implementação a curto prazo, recebendo 32 votos.

Depoimentos de Destaque:

“O conhecimento e a preservação de áreas urbanas conectadas são importantes para a preservação da flora e fauna. A manutenção de áreas verdes para as pessoas proporciona qualidade de vida a elas. Locais de descanso e contemplação da natureza. Itabira precisa urgentemente de espaços arborizados, com menos concreto. Mudanças na paisagem de Itabira, como um todo.”

“Acho muito importante preservar e recuperar as nascentes. Água é tudo para o ser humano.”

9) Programa de Mobilidade Urbana Sustentável 

  • A análise revela que 68% das respostas coletadas indicam que este plano “contribui muito”.
  • Na seleção dos cinco projetos mais destacados para impulsionar o futuro sustentável de Itabira, o Projeto Piloto de Acessibilidade Universal em calçadas e vias urbanas foi eleito como o mais relevante para implementação a curto prazo.

Depoimento de Destaque:

“Isso iria reduzir o custo de vida para as famílias que enviam os filhos para Itabira, tornando-se um atrativo. Lembrando que isso aumenta a circulação de dinheiro em aluguel, alimentação, lazer, etc. Seria um benefício positivo também para os alunos de Itabira! Além de reduzir a demanda por subsídio para transporte público custeado pela prefeitura.”

10) Projeto de Reestruturação do Transporte Público Coletivo 

  • 79% das respostas coletadas afirmam que este plano “contribui muito” para o desenvolvimento da cidade.
  • Na seleção dos dois projetos considerados mais relevantes para o futuro sustentável de Itabira, o Projeto Básico do Sistema de Transporte Público Coletivo foi eleito como o projeto de maior importância para implementação a curto prazo, recebendo 20 votos.

Depoimentos de Destaque:

“Nossa, sim! Meu sonho para Itabira é vê-la como uma cidade tecnológica, inclusive com ônibus eletrificados. Creio que isso melhoraria muito a cidade e a tornaria mais acolhedora para os itabiranos e para quem está chegando.”

“A reestruturação do transporte público não pode deixar de discutir programas como o Tarifa Zero. Já existem várias iniciativas desse tipo em cidades do mesmo porte que Itabira. O Tarifa Zero, além de ser um programa de mobilidade urbana, ainda tem influência direta nos logradouros e na inserção da população carente.”

11) Programa de Habitação de Interesse Social

  • Das respostas coletadas, 83% afirmam que este plano “contribui muito” para o desenvolvimento da cidade no cenário pós-mineração.
  • Na escolha dos três projetos para implementação a curto prazo, a construção de 300 casas tipo embrião para Habitação de Interesse Social (HIS) foi eleita como o projeto de maior importância, recebendo 28 votos.

Depoimentos de Destaque:

“Em nosso município, hoje, há um déficit muito grande de falta de moradia. É necessário e urgente ter um novo olhar para essa questão.”

“Casa é dignidade; um processo de seleção das famílias bastante claro e justo para atender realmente aos mais necessitados.”

12) Programa de Saneamento Básico

  • 80% dos participantes consideram que este plano irá contribuir muito para o desenvolvimento de Itabira.
  • Entre os cinco projetos prioritários para implementação a curto prazo, destacam-se a revisão do plano municipal de saneamento básico, tratamento de esgoto na área rural e em núcleos urbanos isolados, e o abastecimento de água nas comunidades rurais.

Depoimentos de Destaque:

“Serra dos Alves necessita muito de atenção para a implementação urgente dessas soluções nas situações mencionadas, principalmente no abastecimento de água e tratamento de esgoto.”

“Realizar a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), considerando os quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem urbana e manejo de águas pluviais.”

13) Programa de Consolidação do Mosaico de Unidades de Conservação 

O plano tem como objetivo promover a proteção e o manejo da biodiversidade, bem como dos serviços ecossistêmicos da paisagem. Isso inclui consolidar Unidades de Conservação existentes, implementar programas delineados em seus Planos de Manejo, criar o Mosaico de Unidades de Conservação de Itabira e seu Conselho Gestor, aprofundar o conhecimento da biodiversidade local por meio de programas de pesquisa científica, identificar novas áreas para proteção, envolver comunidades e iniciativa privada na conservação de ecossistemas, reduzir processos de fragmentação e recuperar/manter corredores ecológicos, apoiando iniciativas de agropecuária sustentável, diversificada e de alta produtividade.

  • 80% dos participantes consideram este plano de grande contribuição para o desenvolvimento sustentável de Itabira.
  • O projeto para os Estudos de Implementação das Novas Unidades de Conservação se destacou em primeiro lugar.

Depoimentos de Destaque:

“As pesquisas e as políticas públicas têm que vir primeiro. O conhecimento que temos atualmente de pesquisas refere-se a fragmentos de florestas, aqueles sujeitos a licenciamento ambiental e planos de manejo. Estes, em sua maioria, coletam dados secundários da área, que acabam perdidos sem publicação científica. Considero este projeto como a base para os demais.”

“O mosaico envolve todas as unidades de conservação do município, não apenas as municipais. Sinto falta de projetos integradores com o Parque do Limoeiro e a APA Morro da Pedreira nas propostas.”

14) Programa Itabira Cultural

O objetivo do Programa é fazer com que o município seja reconhecido regional e nacionalmente por sua diversidade cultural e patrimônio, garantindo sua proteção, preservação, salvaguarda, promoção e valorização. Dessa forma, busca-se assegurar um desenvolvimento sustentável que proteja e enalteça a cultura local.

  • Durante a Consulta Pública, os participantes destacaram a valorização das manifestações culturais de Itabira como prioritárias para implementação a curto prazo.
  • Cerca de 65% indicaram o programa como um plano que “contribui muito” para o desenvolvimento da cidade.

Depoimentos de Destaque:

“O patrimônio cultural abrange tudo: as edificações, os roteiros, os saberes. É necessário despertar no itabirano o “pertencimento”. Grandes ações são realizáveis com a participação e integração de todos. Os programas e seus gestores precisam entrelaçar os objetivos, levando em conta os macross que são a sustentabilidade e o itabirano.”

“Acho muito importante, pois Itabira precisa de lazer e pontos turísticos, mas temos que considerar que é importante uma arquitetura bem planejada.”

15) Programa Educação para Itabira Sustentável

O plano propõe o desenvolvimento de oito projetos para implementação de curto prazo:

  • Nesse contexto, 82% dos participantes na Consulta Pública destacaram o plano como uma contribuição significativa para Itabira.
  • Além disso, a Estação do Conhecimento de Itabira foi o projeto mais votado entre as opções apresentadas.

Depoimentos de Destaque:

“Todos os projetos mencionados no programa são essenciais para o desenvolvimento sustentável de Itabira, pois abrangem de maneira abrangente todos os setores e a população como um todo. É necessário plantar agora para assegurar uma Itabira renovada em um futuro que está próximo.”

“Senti falta de um programa para a educação básica, com qualificação para professores e alunos. Elevar o nível da educação básica é fundamental para todas as outras ações (vide relatório PISA).”

O engajamento expressivo da população de Itabira na consulta pública sobre o “Itabira Sustentável” é notável, evidenciando um interesse coletivo em moldar o cenário pós-mineração da cidade. Com mais de 1.000 respostas registradas, a participação ativa demonstra a importância atribuída à construção de um futuro mais promissor.

As contribuições revelam uma visão abrangente da comunidade sobre os programas propostos, destacando projetos prioritários que refletem as aspirações e preocupações dos cidadãos. Essa diversidade de perspectivas fornecerá uma base sólida para estratégias futuras de desenvolvimento sustentável, alinhadas às expectativas e necessidades da comunidade.

A análise detalhada dos resultados por programa evidencia uma convergência de opiniões em diversos aspectos, como a ênfase na diversificação econômica, a importância da inclusão produtiva e a relevância da preservação ambiental.  Essas preferências indicam áreas-chave que a comunidade considera cruciais para o desenvolvimento sustentável de Itabira.

Juntos, moldamos o futuro de Itabira!