Itabira Sustentável

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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA ITABIRA SUSTENTÁVEL

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OBJETIVO

O objetivo do Programa de Educação para Itabira Sustentável é capacitar e habilitar a comunidade e os profissionais que atuam em setores estratégicos para a Itabira Sustentável.

Diretrizes estratégicas

  • Promoção de uma educação transversal, interdisciplinar, continuada e inclusiva, incluindo a utilização de métodos de educação híbrida.
  • Capacitação, engajamento e empoderamento da sociedade itabirana para apoiar e acelerar as transformações locais.
  • Suporte para a construção de uma Itabira resiliente frente às mudanças climáticas.
  • Adoção de programas educativos de valorização do patrimônio cultural e ambiental itabirano e fortalecimento das comunidades tradicionais.

Impactos esperados

  • Valorização e reconhecimento da história, cultura, do meio ambiente e do patrimônio cultural e natural, pelos itabiranos, bem como sua preservação;
  • Pertencimento e valorização do meio natural como parte integrante e fundamental para manutenção da vida;
  • Sensibilização e responsabilização quanto aos deveres humanos para garantir a salubridade ambiental no meio urbano e rural;
  • Integração do ser humano com o meio natural a partir do estabelecimento de valores morais e éticos a fim de propiciar a vida sustentável na sociedade itabirana;
  • Prolongamento da vida útil dos equipamentos urbanos e demais instalações públicas;
  • Fortalecimento dos modos de viver tradicionais das comunidades rurais, em especial aquelas remanescentes de quilombos

Principais indicadores

  • Pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural, em especial no quadro IIIC – Programas de Educação para o Patrimônio e Ações de Difusão;
  • Registros de ocorrência de vandalismo e depredação do patrimônio cultural local;
  • Número de visitantes (da comunidade, público escolar e turistas) nos espaços culturais, festivais, bens culturais e museus de Itabira;
  • Número de visitantes (da comunidade, público escolar e turistas) nos espaços culturais, festivais, bens culturais e museus de Itabira;
  • Número de participantes em atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo poder público;
  • Número de alunos do ensino básico envolvidos com atividades de educação ambiental;
  • Número de alunos do ensino superior envolvidos com atividades de educação ambiental
  • Engajamento da população com as atividades de educação ambiental;
  • Números de queimadas;
  • Ocorrências de degradação ambiental por descarte inadequado de resíduos sólidos.

Módulos de trabalho

  • Capacitações para a preservação do Patrimônio Cultural.
  • Programa Educar para o patrimônio cultural e natural.
  • Itabira Verde e Azul.
  • Saneamento Básico.
  • Agropecuária Sustentável.
  • Mobilidade Ativa.

Projetos priorizados para implementação no curto prazo

  • Centro de Educação para Sustentabilidade – Mata do Intelecto Criação de um centro pedagógico para Sustentabilidade no Parque Municipal Mata do Intelecto, que conciliem atividades educativas para o patrimônio natural e cultural, educação para sensibilidade e tecnologias corporais, bem como, atividades culturais. O parque apresenta uma área de 35,13 hectares constituído pela Mata do Intelecto, edificação sede que abriga atualmente a Secretaria de Meio Ambiente, orquidário municipal, Pico do Amor, Memorial Carlos Drummond de Andrade e Concha Acústica com Teatro de Arena, bem como está inserido no Museu do Território – Caminhos Drummondianos. O projeto prevê a requalificação desse espaço, projeto de criação do centro pedagógico e sua implementação.
  • Estação do Conhecimento de Itabira Espaço para produção e disseminação do conhecimento em Itabira com o objetivo de oferecer atividades de esporte, educação e cultura interativas na sede urbana municipal. O espaço visa receber crianças e jovens residentes do município no contraturno e turistas de todas as idades de várias regiões do país. A proposta é a implantação da estação do conhecimento em estrutura já existente no município que apresenta quadras e espaços para lazer e práticas esportivas, através da sua requalificação e construção de uma estrutura aberta e integrada em consonância com as demandas educativas contemporâneas. A ideia é de que o espaço tenha auditório para shows e palestras; salas de exposição; galpão para oficinas temáticas; laboratório cidadão aberto para intercâmbio e produção de saberes e tecnologias corporais, artesanais e digitais; além de oferecer acervo com objetos, registros áudio visuais, exposições fotográficas e livros. A estação do conhecimento busca conciliar atividades de contraturno para jovens e adolescente de Itabira com um espaço cultural de interesse para turistas.
  • Plataforma de Educação Virtual para Itabira Sustentável Elaboração de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o desenvolvimento de cursos EaD e de tutorias dentro do portal de divulgação do Itabira Sustentável. A proposta é desenvolver uma plataforma de cursos de capacitação, formação e sensibilização para diferentes públicos, tal como previsto nos diversos planos e programas do Itabira Sustentável, bem como educação continuada de servidores. Prevê a construção estratégica e metodológica e de uma plataforma com design educacional, de modo que o ambiente virtual seja aclimatado para diferentes públicos, de diferentes faixas etárias, inclusive para o público infantil e escolar. Os cursos elaborados para a plataforma constituem parte dos programas e projetos do Itabira Sustentável, podendo ser constituído de diferentes recursos digitais, como vídeo aulas, conteúdos interativos, entre outros.
  • Plano de Ação de Educação Patrimonial e Difusão O presente projeto prevê a execução do Plano de Ação de Educação Patrimonial e Difusão do município, bem como, desenvolvimento de cursos de capacitação e atividades educativas para o público escolar. O município de Itabira apresenta um Plano de Ação de Educação Patrimonial e Difusão que foi submetido e aprovado dentro do Programa ICMS Patrimônio Cultural que será executa. O plano apresenta cronograma de ações previstas até 2025, sendo que 2022 é seu primeiro ano de implementação, são diversas ações educativas e de difusão para o patrimônio cultural que apresentam escopo, carga horária, público-alvo, cronograma de execução, divulgação, produção de material (cartilha e livreto), entre outros. O presente projeto prevê a realização de ações educativas e de sensibilização previstas, assim como a produção de material de promoção e pedagógico para os três anos do plano. Além disso, a elaboração de relatórios de comprovações para envio ao órgão avaliador. Para além das atividades previstas no plano serão realizadas ações nas escolas municipais que busque trabalhar o pertencimento e identidade dos educandos com o patrimônio local e com a memória de Carlos Drummond de Andrade. Ademais, a segunda fase do projeto é o desenvolvimento de cursos EaD de capacitação para servidores e gestores que atuam no setor de patrimônio cultural, museus e espaços culturais.
  • Capacitação para agricultura familiar Realização de cursos técnicos presenciais para a agricultura familiar, visando o cultivo orgânico e permacultural, com objetivo de prover segurança alimentar, regeneração do solo e aumento da biodiversidade. Os cursos devem ter foco nas demandas de produção e aprimorando interno, principalmente vinculados às demandas da merenda escolar.
  • Capacitação em Saneamento Básico Realização de cursos de capacitação para empresas, servidores, públicos, a população em geral e comunidades tradicionais sobre o correto funcionamento dos sistemas públicos de saneamento básico (4 eixos), incluindo visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgoto, Aterro Sanitário, Triagem de Materiais Recicláveis etc., e o delineamento das respectivas responsabilidades de atuação de cada ente.
  • Educação para hortas urbanas Realização de cursos de capacitação presenciais na Mata do Intelecto, para ensino sobre a construção de hortas, com o cultivo de temperos, hortaliças e pequenas frutas e legumes, valorizando a produção orgânica. Foco em técnicas para implantação de hortas nas escolas de Ensino Fundamental 1 e 2 (formato de projeto piloto a ser estendido para demais escolas posteriormente), em casa, e pequenos espaços públicos. Aprendizado através de trocas coletivas sobre: como estimular nossa relação com a terra; segurança alimentar; como contribuir para a construção da qualidade de vida mais sustentável através de pequenas ações.
  • Formação para a mobilidade ativa e coletiva Implementação de EAD sobre os impactos da mobilidade urbana (na economia, nas cidades, no clima), as ações governamentais para mitigação destes impactos, os benefícios da mobilidade ativa e coletiva, e o papel dos cidadãos em trocar o uso do veículo moto rizado pela caminhada, bicicleta e transporte público. Buscar uma estratégia de implementação do EAD na rede de ensino público/privada (discentes, docentes, pai s e mães).