Itabira Sustentável

QUAL PLANO DE TRABALHO VOCÊ GOSTARIA DE CONHECER?

  • OBJETIVO

    Valorizar e transformar as latências estruturantes e infraestruturas associadas, já presentes no município, em peças-chave da complexa engrenagem de desenvolvimento, girando em torno de atividades econômicas de crescente importância relativa, por meio de vetores setoriais (indústrias de base, segmento do conhecimento, tecnologia e inovação, prestação de serviços de saúde e serviços em resíduos sólidos) e vetores espaciais (centralidade tradicional da sede urbana, pólo de conhecimento e distrito industrial).

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    Marcar – de forma física e simbólica – a ruptura do passado, promovendo uma nova Centralidade Multifuncional orientada tanto para um novo conjunto de indústrias (diversificadas, com baixo impacto, comprometidas com a ecologia industrial) como para um novo mercado, o da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), criando condições para que Itabira amplie sua produção econômica, rumando no sentido da diversificação e reposicionamento do município na região.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo do Programa Municipal de Inclusão Produtiva de Itabira é contribuir para que o município seja reconhecido nacional e regionalmente por gerar trabalho digno e renda para sua população urbana em meio à transição para uma economia diversificada, em uma Itabira pós-mineração. Objetiva ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda no meio urbano via trabalho assalariado, microempreendedorismo individual e empreendedorismo econômico solidário. O público-alvo prioritário para os cursos são: População em situação de vulnerabilidade social; Trabalhadores desempregados; Mulheres; Jovens; População negra; Pessoas com Deficiência; População em situação de rua; Trabalhadores do setor da mineração.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    Conhecer as potencialidades e fragilidades do território rural e suas cadeias produtivas, indicar e implementar processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização da produção rural, de forma participativa. O objetivo do Plano, ademais, é avaliar as potenciais cadeias produtivas da agricultura familiar para a priorização no território, adequados às condições socioambientais que permitam, por exemplo, potencializar a produção leiteira, incrementar a produção lenhosa, a apicultura/meliponicultora e a produção de plantas ornamentais.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo é tornar Itabira reconhecida nacional e regionalmente como pólo de turismo histórico-cultural, ecoturismo, agroturismo e turismo de aventura, contribuindo para a diversificação econômica, participação da comunidade, geração de empregos e renda, ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente e valoriza a sua cultura e história. Assim, está entre a principal finalidade do Programa expandir a cadeia produtiva do setor turístico no meio rural e urbano itabirano – que engloba os subsetores de alimentação, hospedagem, agências de viagem, transporte, cultura e lazer – via estruturação dos atrativos relacionados ao patrimônio histórico-cultural e natural existentes e criação de novas atratividades que possam atrair mais visitações.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo do Programa de Conexão Interdistrital e Intermunicipal é melhorar as condições de deslocamentos entre a cidade sede de Itabira e distritos, municípios vizinhos e a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para tanto, prevê-se a ampliação da infraestrutura, e a melhoria de serviços de transporte rodoviário, de cargas e de passageiros, de forma a atender tanto às demandas da população local quanto às novas atividades econômicas.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    Atualizar, revisar, sistematizar e modernizar os marcos legais que incidem sobre o território municipal e suas áreas urbanas, criando as condições necessárias para a implementação do planejamento estratégico.

    Revisar e complementar a legislação urbanística respeitadas as diretrizes estratégicas do desenvolvimento municipal previstas no Plano Diretor; e

    Disciplinar, em leis específicas, as matérias que regulamentam o processo de ocupação territorial e urbano, e que precisam ser atualizados, revistos e adequados às diretrizes do planejamento municipal e às normas de segurança de barragens.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo do Programa Itabira Verde e Azul é impactar diretamente na melhoria das condições ambientais de Itabira, preservando e valorizando os ciclos ecossistêmicos e as funções da natureza, dotando o espaço urbano de um consistente sistema de áreas verdes, melhor qualidade do ar e proteção dos mananciais de abastecimento, através de Soluções baseadas na Natureza- SbN, tanto em espaços públicos como privados.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo do Programa de Mobilidade Sustentável de Itabira é inserir o município no novo paradigma da mobilidade, de forma alinhada ao conceito de mobilidade urbana sustentável. Para tanto, a cidade deve ser mais atrativa e mais segura aos deslocamentos a pé, por bicicleta e por transporte coletivo, dotada de infraestrutura e de serviços para estes modos, além de condições adequadas de uso e ocupação do solo e de medidas de segurança no trânsito. Em paralelo, deve ser inibido o uso de transporte individual motorizado, por meio da organização do espaço viário e da gestão da demanda por vagas de estacionamento.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo do Projeto de Reestruturação do Transporte Coletivo de Itabira é o de implantar um sistema de transporte público atrativo, módico, economicamente viável, de baixa emissão de poluentes, e com maior cobertura territorial.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    Promover o amplo acesso à moradia adequada para a população de baixa renda, de forma segura e legal, mediante a adoção de instrumentos de planejamento e gestão e da implementação de um conjunto articulado de projetos e ações constantes do planejamento estratégico.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo geral do Programa de Saneamento Básico de Itabira é garantir acesso integral e de qualidade, na área urbana e rural, a serviços públicos eficientes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    Desenvolver ações que propiciem a proteção e o manejo da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos da paisagem por meio de pesquisa e da gestão e expansão de Unidades de Conservação que compõem o Mosaico de Unidades de Conservação do município de Itabira. Mais especificamente, tem-se:

    Consolidar as Unidades de Conservação existentes por meio da implementação de programas previstos em seus Planos de Manejo;

    Criar o Mosaico de Unidades de Conservação do município de Itabira e seu Conselho Gestor;

    Aprofundar o conhecimento da biodiversidade território de Itabira por meio de programas de pesquisa científica;

    Identificar novas áreas a serem protegidas, ampliando o mosaico de Unidades de Conservação de maneira a abranger os diferentes compartimentos de paisagem do município;

    Envolver as comunidades e a iniciativa privada na conservação de ecossistemas de interesse, reduzindo processos de fragmentação;

    Recuperar/manter corredores ecológicos, apoiando iniciativas de agropecuária sustentável, diversificada e de alta produtividade.

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo do Programa Itabira Cultura é tornar o município reconhecido em nível regional e nacional pela sua diversidade cultural e patrimônio cultural, por meio da sua proteção, preservação, salvaguarda, promoção e valorização. Desse modo, visa garantir um desenvolvimento sustentável que protege e valoriza a cultura local

    SAIBA MAIS
  • OBJETIVO

    O objetivo do Programa de Educação para Itabira Sustentável é capacitar e habilitar a comunidade e os profissionais que atuam em setores estratégicos para a Itabira Sustentável.

    SAIBA MAIS