Itabira Sustentável

selo

PROGRAMA ITABIRA CULTURAL

OBJETIVO

O objetivo do Programa Itabira Cultura é tornar o município reconhecido em nível regional e nacional pela sua diversidade cultural e patrimônio cultural, por meio da sua proteção, preservação, salvaguarda, promoção e valorização. Desse modo, visa garantir um desenvolvimento sustentável que protege e valoriza a cultura local.

Diretrizes estratégicas

  • Consolidação de uma estrutura de gestão do patrimônio cultural municipal, incluindo adoção de políticas de incentivos e financiamentos estaduais e federais.
  • Implementação de Inventário Participativo em Itabira e seus distritos para a identificação de novos bens culturais, entre outras atividades de sensibilização da comunidade.
  • Requalificação do Centro Histórico de Itabira, do núcleo histórico de Ipoema e do Povoado da Serra dos Alves, entre outros bens protegidos de natureza material.
  • Consolidação de políticas de fortalecimento, salvaguarda e valorização de comunidades tradicionais, bem como de detentores de saberes tradicionais, práticas culturais e manifestações artísticas.
  • Requalificação dos museus e espaços culturais em Itabira, por meio da elaboração e implementação de Plano Museológico, expográfico e de gestão de acervos.

Impactos esperados

  • Valorização e reconhecimento do Patrimônio Cultural pelos itabiranos;
  • Preservação, conservação e revitalização dos bens culturais protegidos;
  • Proporcionar uma gestão integrada do patrimônio cultural;
  • Reconhecimento regional e nacional do patrimônio cultural de Itabira;
  • Geração de empregos e renda para o setor de turismo e serviços;
  • Desenvolvimento de uma economia criativa vinculada às práticas culturais e comunidades locais;
  • Valorização de detentores de práticas culturais, comunidades tradicionais;
  • Consolidação de um turismo comunitário cultural e histórico.

Principais indicadores

  • Pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural.
  • Investimento na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.
  • Registros de ocorrência de vandalismo e depredação do patrimônio cultural local.
  • Número de bens culturais protegidos.
  • Número de visitantes (da comunidade, público escolar e turistas) nos espaços culturais, festivais, bens culturais e museus de Itabira
  • Número de participantes de detentores de práticas culturais nas atividades culturais e processos educativos ligados ao patrimônio cultural.

Módulos de trabalho

  • Restruturação da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural
  • Inventário Participativo
  • Requalificação dos bens edificados
  • Preservação, Valorização e Promoção dos bens materiais
  • Fortalecimento das Comunidades Tradicionais
  • Salvaguarda, Valorização e Promoção dos saberes tradicionais e práticas culturais de Itabira
  • Museus e espaços culturais
  • Valorização das artes e manifestações culturais de Itabira

Projetos priorizados para implementação no curto prazo

  • Requalificação Urbanística do Centro Histórico de Itabira Requalificação urbanística do Centro Histórico, compreendendo medidas voltadas a evitar a poluição visual do conjunto tombado, como o cabeamento subterrâneo da rede elétrica, novo projeto de iluminação pública, reforma da rede de esgoto e de drenagem de águas pluviais, além de melhorias na mobilidade e acessibilidade de moradores, turistas e visitantes. Além disso prevê a requalificação do Largo do Batistinha até Hotel Itabira e a criação de um quarteirão fechado do hospital velho. Em conjunto com as obras de infraestrutura serão realizadas atividades de sensibilização e valorização do bem cultural, como a realização de concurso de sua identidade visual, bem como, formação do corpo técnico atuante no projeto, seja na gestão, execução e divulgação para se compreender as particularidades do patrimônio cultural. Desse modo, visa propiciar um turismo cultural e histórico sustentável, de forma a evitar a gentrificação e dar função social às edificações protegidas.
  • Revisão do Programa de Revitalização do Patrimônio Cultural do Município Revisão do Programa de Revitalização do Patrimônio Cultural, disposto na Lei nº 3.797/2003 e no Decreto nº 1.306/2021, de forma a incluir bens de natureza material protegidos por inventário. O Programa contempla um auxílio financeiro e técnico aos bens de natureza material tombados em Itabira, com a elaboração de projetos para restauro e reforma das edificações, bem como auxílio financeiro através do FUMPAC, fundo com repasse do Programa ICMS Patrimônio Cultural. O presente projeto prevê a realização de estudos sobre o estado de conservação dos bens para basear a elaboração de anteprojeto, assim como, apontar novas alternativas de fomento e incentivo a preservação e conservação através de reforma e restauro dos bens. O programa conta com dois tipos de auxílio o técnico e o financeiro, dentro do técnico prevê também, a escrita de projeto que visem a captação de recursos por meio de fundos públicos e privados e lei de incentivos, seja pelos proprietários ou pelo setor público. Ademais, a revisão busca incluir normas e medidas que visem definir parâmetros urbanísticos para a reforma e restauração dos bens de forma a garantir a função social das propriedades participantes. Por fim, a partir do estudo será elaborado um plano de gestão dos bens tombados e inventariados com termo de referência para a implementação do programa de revitalização, de forma a facilitar contratações futuras e captação de recursos em programas governamentais e privados de incentivo e fomento à cultura.
  • Valorização dos Circuitos Drummondianos Criação de roteiros de atrativos culturais relacionados ao poeta itabirano, Carlos Drummond de Andrade que incluem a requalificação de diversos equipamentos culturais. São previstas a requalificação da infraestrutura do Memorial Carlos Drummond de Andrade, Fazenda Pontal, sede da FCCDA e Casa Drummond, bem como, a inclusão do Museu de Itabira que se encontra próximo a esses equipamentos. Ademais, prevê a requalificação do Museu de Território – Caminhos Drummondianos, através de um projeto paisagístico e de iluminação das 44 placas, inserção de interatividade digital, com QR Code para acesso à aplicação para smartphones com compartilhamento de fotos, vídeos e “check-in” nas mídias sociais, bem como, a criação de roteiros sonoros, mapas interativos, entre outros recursos. Por fim, a última etapa do projeto é a elaboração de material e produção e eventos para a difusão e promoção dos circuitos.
  • Planos Museológicos e Gestão Integrada de espaços culturais Desenvolvimento de Planos Museológicos do Museu de Itabira e do Museu do Tropeiro, bem como, plano de gestão integrada dos espaços culturais, como o Centro de Tradições de Nossa Senhora do Carmo, Casa Drummond, Fazenda Pontal, Casa do Brás e Memorial Carlos Drummond de Andrade para a melhor condução e organização. O plano museológico é o principal instrumento de gestão e planejamento de instituições, define as missões e valores, assim como as prioridades e indica os programas, definindo necessidades de reformas de infraestrutura, contratação de equipe, elaboração de plano expográfico, programa de gestão e aquisição de acervo, entre outros. O projeto prevê além da elaboração dos planos, a realização de estudos sobre as melhores indicações de gestão integrada dos espaços, seja para a realização de parcerias, concessões, entre outras modalidades, de forma a auxiliar a elaboração de termo de referência
  • Valorização das manifestações culturais itabiranas O projeto de valorização e promoção das artes e manifestações culturais, festas e festivais de Itabira prevê a realização de um estudo e plano que visam integrar todo o calendário de Itabira de forma a dar continuidade, formação e manutenção dos eventos, grupos e corpos estáveis. O município apresenta diversas práticas culturais (congado, folia, bandas), celebrações religiosas, festivais de literatura, arte, teatro e dança, grupos culturais e corpos estáveis. O projeto prevê um estudo de valorização desse calendário anual que subsidiará criação, planejamento e gestão de festivais, fortalecimento de projetos, eventos e corpos estáveis já existentes (como Festival de Inverno, Escola Livre de Música, Grupo Folclórico Tumbaitá, FliItabira, Festival de Cultura Tropeira, Fani, entre outros). Além disso prevê a criação do Corredor Cultural do Centro Histórico, um circuito que integrará diversos espaços, exposições, feiras e festivais que acontecem no conjunto tombado, como também, prevê a criação de uma escola de gastronomia para subsidiar feiras e festivais de gastronomia.