Itabira Sustentável

VISÃO DE FUTURO: CRIANDO NOVOS CAMINHOS JUNTOS!

Enfrentar os desafios que o futuro nos reserva pós-mineração requer uma abordagem profunda, transformadora e cheia de criatividade, que vai além de intervenções isoladas ou projetos pontuais. Estamos embarcando em uma emocionante jornada de redescoberta e reposicionamento, buscando construir um futuro brilhante, onde todos têm voz.

A relação histórica entre a formação da sede urbana de Itabira e a área de mineração da Companhia Vale é profunda e complexa. Nossa cidade está rodeada por minas, e a atividade minerária desempenhou um papel crucial em nossa economia. No entanto, sabemos que a extração de minério de ferro, que sustenta nossa comunidade, está gradualmente chegando ao fim. Diante dessa realidade, precisamos ressignificar nossa estrutura socioeconômica, encontrando novos caminhos para o amanhã.

É essencial mobilizar todos os recursos municipais para uma visão pública que seja não apenas prospectiva, mas também proativa. Itabira possui um potencial extraordinário, com conhecimentos e recursos próprios que merecem ser explorados e valorizados, como na prestação de serviços de saúde e educação, e nossa cidade brilha com um capital físico e humano que nos destaca perante outras cidades.
Enfrentar o desafio de lidar com múltiplas possibilidades de mudança, enquanto mantemos uma indústria minerária vibrante, requer uma atenção especial do setor público. Precisamos olhar além das funções básicas e abraçar uma visão abrangente e inclusiva.

É nesse contexto que nosso planejamento para o desenvolvimento sustentável de Itabira se desdobra, explorando as inúmeras facetas da diversificação econômica. Queremos abraçar temas interconectados como economia, ordenamento territorial e urbano, mobilidade, preservação e recuperação ambiental, e valorização do nosso rico patrimônio cultural. O futuro de Itabira é promissor, e sabemos que a criatividade e a inovação serão nossas melhores aliadas nessa jornada.

Antes de pensarmos em criar algo completamente novo, acreditamos que é essencial atualizar nosso cenário atual para atender às demandas legítimas de ontem, hoje e amanhã: a qualidade de vida de nossos queridos itabiranos. Nossa visão para Itabira é ousada e inspiradora. Queremos uma cidade diversificada, que se fortalece de dentro para fora, com um município próspero, livre de pobreza, onde a qualidade de vida é prioridade. Valorizamos nossa história e buscamos um cenário de segurança, respeito e sustentabilidade ambiental.

Os diversos planos, programas e projetos estruturantes que abordamos em nosso planejamento estão sendo construídos ancorados em uma visão que preza por uma cidade que se reinventa e se transforma. Itabira, que um dia foi cercada por minas e barragens de rejeitos, agora se abre de forma acolhedora, rompendo com seu passado limitado e se tornando diversa e plural. Nossos distritos, vilas e povoados, que antes estavam à margem do centro urbano e de suas minas, passam a compor um único corpo, um território interligado e de oportunidades para o futuro.

Na nova Itabira, nossas políticas não são mais restritivas, mas sim reflexo de uma mudança profunda, amparando aqueles que antes não se sentiam incluídos. Elas impulsionam novos setores econômicos, atraem investimentos e promovem o desenvolvimento autêntico dos negócios locais. Estamos escrevendo uma nova história, e queremos que você faça parte dela.