Itabira Sustentável

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PROGRAMA DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

OBJETIVO

O objetivo do Programa de Mobilidade Sustentável de Itabira é inserir o município no novo paradigma da mobilidade, de forma alinhada ao conceito de mobilidade urbana sustentável. Para tanto, a cidade deve ser mais atrativa e mais segura aos deslocamentos a pé, por bicicleta e por transporte coletivo, dotada de infraestrutura e de serviços para estes modos, além de condições adequadas de uso e ocupação do solo e de medidas de segurança no trânsito. Em paralelo, deve ser inibido o uso de transporte individual motorizado, por meio da organização do espaço viário e da gestão da demanda por vagas de estacionamento.

Diretrizes estratégicas

  • Diretriz 1 – Aplicação de urbanismo tático nas vias do centro e centralidades de bairro, visando à retomada dos espaços para pedestres
  • Diretriz 2 – Melhoria da infraestrutura para pedestres e acessibilidade na área central da cidade e nas centralidades de bairros e de núcleos urbanos.
  • Diretriz 3 – Implantação de infraestrutura cicloviária e equipamentos de apoio ao longo dos eixos estruturais de transporte público.
  • Diretriz 4 – Fomento ao uso da bicicleta como forma de transporte e lazer, na área urbana, e como ecoturismo.
  • Diretriz 5 – Qualificação das vias nos distritos e centralidades de bairro, com alargamento viário, pavimentação, sinalização de segurança, incluindo também travessias seguras de pedestres e espaços dedicados ao deslocamento do pedestre e do ciclista nos bordos das pistas.
  • Diretriz 6 – Gestão de demanda de viagem na área central e nas linhas estruturais de transporte coletivo, por meio de gestão de estacionamentos na via, para desincentivar o uso do automóvel e incentivar o uso de modos sustentáveis.
  • Diretriz 7 – Aprimoramento dos procedimentos de coleta e análise das informações sobre sinistros de trânsito, de forma alinhada ao sistema nacional.
  • Diretriz 8 – Promoção da segurança no trânsito visando à eliminação das fatalidades.
  • Diretriz 9 – Intervenções no desenho viário para implantação de medidas de moderação de tráfego e redução dos sinistros de trânsito.

Impactos esperados

  • Centralidades de bairros economicamente dinâmicas e atrativas a pedestres e ciclistas;
  • Matriz modal diversificada, com aumento dos transportes ativos e dos coletivos em detrimento do individual motorizado;
  • Espaços públicos com qualidade paisagística, conforto e segurança para os deslocamentos e para as atividades de lazer

Principais indicadores

  • Aumento da extensão e da distribuição de calçadas acessíveis;
  • Aumento dos espaços destinados à circulação de pedestres;
  • Aumento do número de equipamentos eletrônicos no sistema viário (semaforização, fiscalização eletrônica, etc);
  • Redução de acidentes e fatalidades de trânsito até sua eliminação total;
  • Aumento da extensão e da distribuição de infraestrutura cicloviária;
  • Aumento da quantidade de pessoas se deslocando a pé e por bicicleta na região central;
  • Aumento do número de vendas em comércios na região central;
  • Diminuição da taxa de motorização municipal (por automóvel e por motocicleta).

Módulos de trabalho

  • Módulo 1: Segurança viária
  • Módulo 2: Melhoria de calçadas e acessibilidade
  • Módulo 3: Rede cicloviária e incentivo ao uso da bicicleta
  • Módulo 4: Urbanismo tático e intervenções viárias para a segurança viária dos modos ativos
  • Módulo 5: Ruas Completas

Projetos priorizados para implementação no curto prazo

  • Projeto 1: Projeto de segurança viária – Visão 0 Consiste em preparar a gestão pública para a gestão da segurança viária, por meio de organização de informações sobre incidentes no trânsito e por meio de projetos de moderação de tráfego e fiscalização em pontos críticos da rede viária, visando a eliminação completa de fatalidades no trânsito anualmente.
  • Projeto 2: Projeto piloto de acessibilidade universal em calçadas e vias urbanas Escopo: Consiste em adequar os principais trechos de circulação de pedestres em Itabira-MG com rampas, pisos podotáteis e semaforização para pedestres com sinal sonoro, visando a acessibilidade por pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos e crianças).
  • Projeto 3: Projeto piloto de urbanismo tático Escopo: Consiste na implantação de projetos temporários de ampliação, qualificação e valorização dos espaços de pedestres em interseções e em trechos de calçadas, para avaliação de impactos no trânsito e posterior realização de obras (não previstas neste escopo).
  • Projeto 4: Projeto piloto de rua completa Escopo: Consiste na implantação de projetos de reorganização dos espaços de circulação de principais vias, atendendo a todos os modos de transporte (pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis), entretanto com desincentivo ao uso do automóvel (por meio de redução dos espaços viários e gestão de estacionamentos nas vias).
  • Projeto 05: Projeto de infraestrutura cicloviária para o acesso a UNIFEI Escopo: Consiste na implantação de projetos de infraestrutura cicloviária nas principais vias de acesso à UNIFEI: Rodovia Deputado Luiz Menezes (até futura rodoviária), R. Humberto Campos e Av. Pedro Guerra.