Programa de Mobilidade Urbana Sustentável

Objetivos

O objetivo do Programa de Mobilidade Sustentável de Itabira é inserir o município no novo paradigma da mobilidade, de forma alinhada ao conceito de mobilidade urbana sustentável. Para tanto, a cidade deve ser mais atrativa e mais segura aos deslocamentos a pé, por bicicleta e por transporte coletivo, dotada de infraestrutura e de serviços para estes modos, além de condições adequadas de uso e ocupação do solo e de medidas de segurança no trânsito. Em paralelo, deve ser inibido o uso de transporte individual motorizado, por meio da organização do espaço viário e da gestão da demanda por vagas de estacionamento.

Diretrizes Estratégicas

  • Aplicação de urbanismo tático nas vias do centro e centralidades de bairro, visando à retomada dos espaços para pedestres

 

  • Melhoria da infraestrutura para pedestres e acessibilidade na área central da cidade e nas centralidades de bairros e de núcleos urbanos.

 

  • Implantação de infraestrutura cicloviária e equipamentos de apoio ao longo dos eixos estruturais de transporte público.

 

  • Fomento ao uso da bicicleta como forma de transporte e lazer, na área urbana, e como ecoturismo.

 

  • Qualificação das vias nos distritos e centralidades de bairro, com alargamento viário, pavimentação, sinalização de segurança, incluindo também travessias seguras de pedestres e espaços dedicados ao deslocamento do pedestre e do ciclista nos bordos das pistas.

 

  • Gestão de demanda de viagem na área central e nas linhas estruturais de transporte coletivo, por meio de gestão de estacionamentos na via, para desincentivar o uso do automóvel e incentivar o uso de modos sustentáveis.

 

  • Aprimoramento dos procedimentos de coleta e análise das informações sobre sinistros de trânsito, de forma alinhada ao sistema nacional.

 

  • Promoção da segurança no trânsito visando à eliminação das fatalidades.

 

  • Intervenções no desenho viário para implantação de medidas de moderação de tráfego e redução dos sinistros de trânsito.

Impactos Esperados

  • Centralidades de bairros economicamente dinâmicas e atrativas a pedestres e ciclistas;

 

  • Matriz modal diversificada, com aumento dos transportes ativos e dos coletivos em detrimento do individual motorizado;

 

  • Espaços públicos com qualidade paisagística, conforto e segurança para os deslocamentos e para as atividades de lazer

Principais Indicadores

  • Aumento da extensão e da distribuição de calçadas acessíveis;

 

  • Aumento dos espaços destinados à circulação de pedestres;

 

  • Aumento do número de equipamentos eletrônicos no sistema viário (semaforização, fiscalização eletrônica, etc);

 

  • Redução de acidentes e fatalidades de trânsito até sua eliminação total;

 

  • Aumento da extensão e da distribuição de infraestrutura cicloviária;

 

  • Aumento da quantidade de pessoas se deslocando a pé e por bicicleta na região central;

 

  • Aumento do número de vendas em comércios na região central;

Módulos de Trabalho

  • Módulo 1: Segurança viária

 

  • Módulo 2: Melhoria de calçadas e acessibilidade

 

  • Módulo 3: Rede cicloviária e incentivo ao uso da bicicleta

 

  • Módulo 4: Urbanismo tático e intervenções viárias para a segurança viária dos modos ativos

 

  • Módulo 5: Ruas Completas

Projetos priorizados para implementação no curto prazo

Projeto de segurança viária - Visão 0

Consiste em preparar a gestão pública para a gestão da segurança viária, por meio de organização de informações sobre incidentes no trânsito e por meio de projetos de moderação de tráfego e fiscalização em pontos críticos da rede viária, visando a eliminação completa de fatalidades no trânsito anualmente.

Projeto piloto de acessibilidade universal em calçadas e vias urbanas

Escopo: Consiste em adequar os principais trechos de circulação de pedestres em Itabira-MG com rampas, pisos podotáteis e semaforização para pedestres com sinal sonoro, visando a acessibilidade por pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos e crianças).

Projeto piloto de urbanismo tático

Escopo: Consiste na implantação de projetos temporários de ampliação, qualificação e valorização dos espaços de pedestres em interseções e em trechos de calçadas, para avaliação de impactos no trânsito e posterior realização de obras (não previstas neste escopo).

Projeto piloto de rua completa

Escopo: Consiste na implantação de projetos de reorganização dos espaços de circulação de principais vias, atendendo a todos os modos de transporte (pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis), entretanto com desincentivo ao uso do automóvel (por meio de redução dos espaços viários e gestão de estacionamentos nas vias).

Projeto de infraestrutura cicloviária para o acesso a UNIFEI

Escopo: Consiste na implantação de projetos de infraestrutura cicloviária nas principais vias de acesso à UNIFEI: Rodovia Deputado Luiz Menezes (até futura rodoviária), R. Humberto Campos e Av. Pedro Guerra.

Demais programas

Programa de Educação Para Itabira Sustentável

O objetivo do Programa de Educação para Itabira Sustentável é capacitar e habilitar a comunidade e os profissionais que atuam em setores estratégicos para a Itabira Sustentável.

leia mais

Programa Itabira Cultural

O objetivo do Programa Itabira Cultura é tornar o município reconhecido em nível regional e nacional pela sua diversidade cultural e patrimônio cultural, por meio da sua proteção, preservação, salvaguarda, promoção e valorização. Desse modo, visa garantir um desenvolvimento sustentável que protege e valoriza a cultura local

leia mais

Programa de Consolidação do Mosaico de Unidades de Conservação

Desenvolver ações que propiciem a proteção e o manejo da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos da paisagem por meio de pesquisa e da gestão e expansão de Unidades de Conservação que compõem o Mosaico de Unidades de Conservação do município de Itabira. Mais especificamente, tem-se:

  • Consolidar as Unidades de Conservação existentes por meio da implementação de programas previstos em seus Planos de Manejo;
  • Criar o Mosaico de Unidades de Conservação do município de Itabira e seu Conselho Gestor;
  • Aprofundar o conhecimento da biodiversidade território de Itabira por meio de programas de pesquisa científica;
  • Identificar novas áreas a serem protegidas, ampliando o mosaico de Unidades de Conservação de maneira a abranger os diferentes compartimentos de paisagem do município;
  • Envolver as comunidades e a iniciativa privada na conservação de ecossistemas de interesse, reduzindo processos de fragmentação;

Recuperar/manter corredores ecológicos, apoiando iniciativas de agropecuária sustentável, diversificada e de alta produtividade

leia mais

Programa de Saneamento Básico

O objetivo geral do Programa de Saneamento Básico de Itabira é garantir acesso integral e de qualidade, na área urbana e rural, a serviços públicos eficientes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.

leia mais

Programa de Habitação de Interesse Social

Promover o amplo acesso à moradia adequada para a população de baixa renda, de forma segura e legal, mediante a adoção de instrumentos de planejamento e gestão e da implementação de um conjunto articulado de projetos e ações constantes do planejamento estratégico

leia mais

Projeto de Reestruturação do Transporte Público Coletivo

O objetivo do Projeto de Reestruturação do Transporte Coletivo de Itabira é o de implantar um sistema de transporte público atrativo, módico, economicamente viável, de baixa emissão de poluentes, e com maior cobertura territorial.

leia mais
Monocentrica Policentrica_1
Template is not defined.

Construção Participativa

A construção participativa dos planos de trabalho para o desenvolvimento sustentável de Itabira aconteceu por meio da criação de 15 Grupos de Trabalho (GTs), formados por representantes de diversos órgãos da administração pública municipal direta e indireta, da sociedade civil e da iniciativa privada.

Teoria da Mudança

Em construção

Prezado(a), o recurso solicitado está em desenvolvimento.

Monocentrica Policentrica_1