Plano Municipal de Agropecuária Sustentável

Objetivos

Conhecer as potencialidades e fragilidades do território rural e suas cadeias produtivas, indicar e implementar processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização da produção rural, de forma participativa. O objetivo do Plano, ademais, é avaliar as potenciais cadeias produtivas da agricultura familiar para a priorização no território, adequados às condições socioambientais que permitam, por exemplo, potencializar a produção leiteira, incrementar a produção lenhosa, a apicultura/meliponicultora e a produção de plantas ornamentais.

Diretrizes Estratégicas

  • Estruturação da produção rural em bases agroecológicas e da agropecuária sustentável fundamentada no conhecimento da aptidão das terras, promovendo a agregação de valor via agroindústrias.

 

  • Expansão e aplicação de políticas de inclusão produtiva rural de acesso à terra, regularização fundiária, ATER, crédito e acesso a canais de comercialização.

 

  • Adoção de instrumentos para a construção de processos sustentáveis no cenário agrossilvopastoril.

 

  • Capacitação continuada de produtores rurais e técnicos por meio do ensino agrícola com a difusão de técnicas de Manejo Conservacionista e de Recuperação de Áreas Degradadas.

Impactos Esperados

  • Aumento da eficiência no gerenciamento público das áreas rurais

 

  • Ganhos na produtividade rural por área e aumento da qualidade dos produtos agropecuários;

 

  • Ganhos nos serviços ecossistêmicos pelo aumento da heterogeneidade e diversidade da paisagem;

 

  • Requalificação do ambiente rural por meio de práticas agrícolas conservacionistas e de agricultura regenerativa;

 

  • Provisão de condições dignas de permanência no meio rural para sua população;

 

  • Aumento da participação e integração de produtores rurais em conselhos, associações e cooperativas.

Principais Indicadores

  • Aumento da proporção de ocupações nas atividades primárias em relação ao total de ocupações no município

 

  • Aumento da proporção de empresas nas atividades primárias em relação ao total de empresas no município

 

  • Aumento da proporção da massa salarial nas atividades primárias em relação ao total da massa salarial municipal

 

  • Aumento da proporção de ocupações nas atividades agroindustriais em relação ao total de ocupações no município

 

  • Aumento da proporção de empresas nas atividades agroindustriais em relação ao total de empresas no município

 

  • Aumento da proporção da massa salarial nas atividades agroindustriais em relação ao total da massa salarial municipal

 

  • Incremento de Áreas de Preservação Permanente de Cursos D’Água (APP-Hídrica).

 

  • Recuperação da Vegetação Nativa e contenção de sua supressão (extra APP-Hídricas).

Módulos de Trabalho

  • Módulo 1: Aptidão do Território

 

  • Módulo 2: Produção, Manejo e Comercialização.

 

  • Módulo 3: Recuperação de Áreas Degradadas

Projetos priorizados para implementação no curto prazo

Fomento à Agroindústria – Fécula de Mandioca

Promover estudos de viabilidade e fomento para a instalação de agroindústria de processamento e produção de derivados da mandioca para setores minerários e industriais, realizando o inventário e incentivo das propriedades rurais a implantarem/expandirem a cultura da mandioca, tendo como um dos focos o fornecimento de fécula, a ser utilizada no beneficiamento do minério de ferro, pela VALE e outras mineradoras.

Gerenciamento Sustentável do Território Rural

Instrumentalizar o município com dispositivos de gestão territorial rural para acompanhamento das ações em curso pela SMAA e parceiros. Identificar por meio de mapeamentos as capacidades produtivas e usos mais adequados das terras, considerando as características dos territórios e dos proprietários rurais.

Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira

Garantir o aumento produtivo agropecuário por meio de acessos a créditos rurais, incremento da rede ATER e qualificação, de forma continua, de técnicos envolvidos na ATER em produções convencionais e agroecológicas (produção orgânica, transição a produção agroecológica, mecanismos de controle para a garantia da qualidade orgânica) e no planejamento de desenhos de sistemas agroflorestais das propriedades rurais, antecipando as demandas camponesas por meio de planos de trabalhos e provendo créditos rurais para custeio, para investimento e para comercialização, com às demandas da Central de Compras do Município.

Demais programas

Programa de Educação Para Itabira Sustentável

O objetivo do Programa de Educação para Itabira Sustentável é capacitar e habilitar a comunidade e os profissionais que atuam em setores estratégicos para a Itabira Sustentável.

leia mais

Programa Itabira Cultural

O objetivo do Programa Itabira Cultura é tornar o município reconhecido em nível regional e nacional pela sua diversidade cultural e patrimônio cultural, por meio da sua proteção, preservação, salvaguarda, promoção e valorização. Desse modo, visa garantir um desenvolvimento sustentável que protege e valoriza a cultura local

leia mais

Programa de Consolidação do Mosaico de Unidades de Conservação

Desenvolver ações que propiciem a proteção e o manejo da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos da paisagem por meio de pesquisa e da gestão e expansão de Unidades de Conservação que compõem o Mosaico de Unidades de Conservação do município de Itabira. Mais especificamente, tem-se:

  • Consolidar as Unidades de Conservação existentes por meio da implementação de programas previstos em seus Planos de Manejo;
  • Criar o Mosaico de Unidades de Conservação do município de Itabira e seu Conselho Gestor;
  • Aprofundar o conhecimento da biodiversidade território de Itabira por meio de programas de pesquisa científica;
  • Identificar novas áreas a serem protegidas, ampliando o mosaico de Unidades de Conservação de maneira a abranger os diferentes compartimentos de paisagem do município;
  • Envolver as comunidades e a iniciativa privada na conservação de ecossistemas de interesse, reduzindo processos de fragmentação;

Recuperar/manter corredores ecológicos, apoiando iniciativas de agropecuária sustentável, diversificada e de alta produtividade

leia mais

Programa de Saneamento Básico

O objetivo geral do Programa de Saneamento Básico de Itabira é garantir acesso integral e de qualidade, na área urbana e rural, a serviços públicos eficientes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.

leia mais

Programa de Habitação de Interesse Social

Promover o amplo acesso à moradia adequada para a população de baixa renda, de forma segura e legal, mediante a adoção de instrumentos de planejamento e gestão e da implementação de um conjunto articulado de projetos e ações constantes do planejamento estratégico

leia mais

Projeto de Reestruturação do Transporte Público Coletivo

O objetivo do Projeto de Reestruturação do Transporte Coletivo de Itabira é o de implantar um sistema de transporte público atrativo, módico, economicamente viável, de baixa emissão de poluentes, e com maior cobertura territorial.

leia mais
Monocentrica Policentrica_1
Template is not defined.

Construção Participativa

A construção participativa dos planos de trabalho para o desenvolvimento sustentável de Itabira aconteceu por meio da criação de 15 Grupos de Trabalho (GTs), formados por representantes de diversos órgãos da administração pública municipal direta e indireta, da sociedade civil e da iniciativa privada.

Teoria da Mudança

Em construção

Prezado(a), o recurso solicitado está em desenvolvimento.

Monocentrica Policentrica_1