Conhecer as potencialidades e fragilidades do território rural e suas cadeias produtivas, indicar e implementar processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização da produção rural, de forma participativa. O objetivo do Plano, ademais, é avaliar as potenciais cadeias produtivas da agricultura familiar para a priorização no território, adequados às condições socioambientais que permitam, por exemplo, potencializar a produção leiteira, incrementar a produção lenhosa, a apicultura/meliponicultora e a produção de plantas ornamentais.
Fomento à Agroindústria – Fécula de Mandioca
Promover estudos de viabilidade e fomento para a instalação de agroindústria de processamento e produção de derivados da mandioca para setores minerários e industriais, realizando o inventário e incentivo das propriedades rurais a implantarem/expandirem a cultura da mandioca, tendo como um dos focos o fornecimento de fécula, a ser utilizada no beneficiamento do minério de ferro, pela VALE e outras mineradoras.
Gerenciamento Sustentável do Território Rural
Instrumentalizar o município com dispositivos de gestão territorial rural para acompanhamento das ações em curso pela SMAA e parceiros. Identificar por meio de mapeamentos as capacidades produtivas e usos mais adequados das terras, considerando as características dos territórios e dos proprietários rurais.
Desenvolvimento Rural Sustentável de Itabira
Garantir o aumento produtivo agropecuário por meio de acessos a créditos rurais, incremento da rede ATER e qualificação, de forma continua, de técnicos envolvidos na ATER em produções convencionais e agroecológicas (produção orgânica, transição a produção agroecológica, mecanismos de controle para a garantia da qualidade orgânica) e no planejamento de desenhos de sistemas agroflorestais das propriedades rurais, antecipando as demandas camponesas por meio de planos de trabalhos e provendo créditos rurais para custeio, para investimento e para comercialização, com às demandas da Central de Compras do Município.
O objetivo do Programa de Educação para Itabira Sustentável é capacitar e habilitar a comunidade e os profissionais que atuam em setores estratégicos para a Itabira Sustentável.
O objetivo do Programa Itabira Cultura é tornar o município reconhecido em nível regional e nacional pela sua diversidade cultural e patrimônio cultural, por meio da sua proteção, preservação, salvaguarda, promoção e valorização. Desse modo, visa garantir um desenvolvimento sustentável que protege e valoriza a cultura local
Desenvolver ações que propiciem a proteção e o manejo da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos da paisagem por meio de pesquisa e da gestão e expansão de Unidades de Conservação que compõem o Mosaico de Unidades de Conservação do município de Itabira. Mais especificamente, tem-se:
Recuperar/manter corredores ecológicos, apoiando iniciativas de agropecuária sustentável, diversificada e de alta produtividade
O objetivo geral do Programa de Saneamento Básico de Itabira é garantir acesso integral e de qualidade, na área urbana e rural, a serviços públicos eficientes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais.
Promover o amplo acesso à moradia adequada para a população de baixa renda, de forma segura e legal, mediante a adoção de instrumentos de planejamento e gestão e da implementação de um conjunto articulado de projetos e ações constantes do planejamento estratégico
O objetivo do Projeto de Reestruturação do Transporte Coletivo de Itabira é o de implantar um sistema de transporte público atrativo, módico, economicamente viável, de baixa emissão de poluentes, e com maior cobertura territorial.
Prezado(a), o recurso solicitado está em desenvolvimento.